sexta-feira, 1 de julho de 2011

HERMANN A. ARENDT VON ALTENESCH


Anúncio.
Revista A Novidade - 1936.



Residência de Carvalho Neto.
Rua Pacatuba esquina com rua Estância - Atual Edf. Paulo Figueiredo.
CHAVES, Rubens Sabino Ribeiro. Aracaju pra onde você vai? Aracaju: Edição do Autor, 2004.


O Engenheiro Civil alemão Hermann Arendt Von Altenesch, chegou em Aracaju na década de 30 e devido aos seus métodos e modelos arquitetônicos aqui introduzidos, foi considerado o "Renovador da cidade de Aracaju". A respeito dele Fernando de Figueiredo Porto comenta:

"...Hermann Otto Wilhelm Arendt von Altenesch, (...) cidadão alemão que aqui viveu na década de 1930, dedicado aos ramos de arquitetura e construção. Chegou a Aracaju em 1933 ou princípios de 1934, não se sabendo donde veio nem por que veio; constava ter vindo da Argentina, mas já trazia um português razoavelmente falado."

Hermann Von Altenesch iniciou os seus trabalhos com a construção de 02 casas na antiga rua Vila Nova, atual Duque de Caxias. Eram casas com um estilo diferente e que logo caíram no gosto da população aracajuana: os chamados "bangalôs" ou mais precisamente "bungalows".

Segundo Fernando Porto após a construção das casas da rua Vila Nova, Altenesch foi contratado para reformar e construir várias casas em Aracaju, casas essas que apresentavam fachadas que chocavam o público. Com o tempo, o estilo de Altenesch foi sendo copiado nas construções que surgiam. Os prédios do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e Biblioteca Pública (Atual Arquivo Público) foram obras de Altenesch.

Luis Antonio Barreto nos informa:

"Talvez seja Altenesch o engenheiro e construtor que tenha dado, individualmente, a maior contribuição à arquitetura de Aracaju, construindo dezenas de casas em várias ruas da cidade: Pacatuba, Estância, Itabaiana, Capela, Vila Cristina, dentre elas. Ainda que o gosto possa ser duvidoso, pelos detalhes exagerados de cada uma dessas casas, quase todas de projetos recortados, não se pode ignorar essa presença criativa e criadora, que deixou uma marca indelével no conjunto do casario aracajuano."

Em 19 de agosto de 1940, através do Decreto Lei nº 39, a Prefeitura Municipal de Aracaju mudou o nome da rua de Vila Nova para rua Altenesch, em homenagem ao Engenheiro alemão. Porém, dois anos após o Decreto, devido aos acontecimentos durante a 2ª Guerra Mundial - Torpedeamento de navios brasileiros na Costa Sergipana pelos alemães - o então Prefeito José Garcez Vieira baixou o Decreto Lei nº 22 de 21 de agosto de 1942, retirando o nome de Altenesch e dando à rua o nome de Duque de Caxias.


Fontes:

PORTO, Fernando de Figueiredo.Alguns nomes antigos do Aracaju.Aracaju: Gráfica Editora J. Andrade Ltda, 2003.

Pesquise - Pesquisa de Sergipe / Infonet - Luis Antonio Barreto.



Nenhum comentário: