sexta-feira, 26 de março de 2010

SÍTIO ARQUEOLÓGICO ENGENHO ILHA


Ruínas da Capela de Nossa Senhora da Conceição da Ilha.
Foto: José de Oliveira B. Filho.





Ruínas da Capela de Nossa Senhora da Conceição da Ilha.
Foto: José de Oliveira B. Filho.





Ruínas do Engenho Ilha.
Foto: José de Oliveira B. Filho.


Placa do IPHAN.

Foto: José de Oliveira B. Filho.



Quero mais uma vez abrir exceção para comentar acerca de um assunto que não esteja ligado à cidade de Aracaju. Trata-se do Sítio Arqueológico Engenho Ilha que fica localizado no município de Laranjeiras.

A princípio quero parabenizar e agradecer o IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Sergipe, na pessoa de Terezinha Alves de Oliva (Superintendente), pela fixação de placas informando que o Sítio Arqueológico Engenho Ilha faz parte do Patrimônio Cultural Brasileiro. Conheço bem os elementos que compõem este sítio, pois, passo pelo local há pelo menos 35 anos (meu pai possui um pequeno sítio nas proximidades) e sempre fiquei preocupado em ver as ruínas do Engenho Ilha no meio do mato, sem os devidos cuidados por parte dos Órgãos competentes.
Aproveito também para parabenizar Jenilton Ferreira Santos pela excelente Monografia a respeito do Engenho Ilha e comentar que tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o Sr. José Luiz dos Santos (Paizinho), trabalhador da Fazenda Ilha, citado na Monografia.
E por fim, como sugestão, solicitar a Prefeitura Municipal de Laranjeiras a melhoria do acesso (estrada) ao Sítio Arqueológico Engenho Ilha, para que mais e mais pessoas possam ver de perto a riqueza histórica do local, como as ruínas da Capela de Nossa Senhora da Conceição da Ilha e as paredes do Engenho Ilha.


Para saber mais sobre o Engenho Ilha, consultar:

SANTOS, Jenilton Ferreira. DO FAUSTO ÀS RUÍNAS: SUBSÍDIOS PARA A EXPLORAÇÃO ARQUEOLÓGICA NO ENGENHO ILHA - LARANJEIRAS/SE. São Cristóvão: UFS, 2003.

3 comentários:

Dedinha Ramos disse...

obrigada pela dica vou consultar, esse engenho eu não conhecia ! Adoro seus posts.

Unknown disse...

Parabéns

Anônimo disse...

Parabéns Jenilton Ferreira Santos, pelo seu belíssimo trabalho. Para mim é uma honra, saber que o Engenho Ilha, faz parte do Patrimônio Cultural Brasileiro. Que a minha Comunidade Quilombola Muçuca, sinta-se abraçada. Esse Troféu nós representa muito! Pois tem tudo haver com nosso povo preto. No entanto a nossa identidade e ancestralidade nos faz mantermos de pé! Resistir sempre! Gratidão!