segunda-feira, 8 de março de 2010

ARACAJU : 155 ANOS


Rua da Aurora - Rua da Frente - Atual Avenida Rio Branco.
A primeira Rua retilínea em toda a sua extensão de Aracaju.
Foto: Autoria desconhecida.




Planta de Aracaju em 1933.
BARRETO, Armando. Cadastro industrial, comercial e informativo de Sergipe, 1934.





Mapa de Aracaju em 1865.
Revista de Aracaju nº 02 - 1944.





Mapa de Aracaju em 1857.
Revista de Aracaju nº 02 - 1944.






Mapa de Aracaju em 1855.
Revista de Aracaju nº 02 - 1944.






A história de uma cidade mostra como ela se originou e ao conhecermos podemos saber como ela era no início e quais mudanças ocorreram ao longo do tempo. Grande parte das cidades do Brasil se originou do crescimento de povoados. Já algumas cidades como Aracaju, tiveram origem a partir de um planejamento.
A primeira Capital de Sergipe foi São Cristóvão. A mudança da Capital para Aracaju deu-se através da resolução nº 413 de 17 de março de 1855, sancionada pelo então Presidente da Província Joaquim Inácio Barbosa e foi motivada pelo crescimento econômico e a melhoria social. Era necessário um Porto que facilitasse o escoamento da produção. E nesse sentido, a Barra do Cotinguiba (Foz do Rio Sergipe) era a que melhor possuía condições para exportar o açúcar de Sergipe.
A respeito disso, Fernando Porto comenta: " O fator geográfico na fundação de Aracaju foi preponderante. O Porto foi a bandeira desfraldada pelos adeptos da idéia da mudança da Capital. Aracaju possuía "um ancoradouro vasto" dizia o próprio Presidente em 1855. A Capital foi arrastada pelo Porto".
A mudança da Capital, conforme a Resolução, foi para o Povoado de Santo Antônio do Aracaju, porém, a construção da nova Cidade propriamente dita, deu-se na região sul em um local que era conhecido por Olaria.
Segundo Jouberto de Mendonça e Maria Lúcia Marques, " Para compor a estrutura urbana de Aracaju, em 1856, Inácio Barbosa contou com o apoio de personalidades do Estado que ajudaram a edificar a jovem capital..." Dentre estas personalidades podemos destacar João Gomes de Melo, o Barão de Maruim(que ergueu 15 casas na atual Rua João Pessoa) e José da Trindade Prado, o Barão de Propriá (que ergueu uma casa no local do antigo Cinema Palace, atual prédio do Bingo Palace).
Somente a partir de 1857 é que surgem os primeiros elementos formadores do Centro Histórico. Com o Projeto de Sebastião Pirro, Engenheiro contratado para projetar a nova Capital, Aracaju começa a tomar forma. A forma de um tabuleiro de xadrez. Para tanto, foi necessário aterrar as áreas alagadas e pantanosas para que o terreno ficasse plano. Pirro fixou o peão de ordenamento da construção da nova Cidade, onde se situa a Praça Fausto Cardoso.
A primeira rua locada no chão aracajuano, retilínea em toda a sua extensão, foi a da Aurora, também conhecida como Rua da Frente, atual Avenida Rio Branco. A partir daí, tempos mais tarde, com a abertura de novas ruas, a cidade cresceu em direção ao norte, sul e oeste.

De lá para cá Aracaju sofreu muitas transformações e no próximo dia 17 completará 155 anos de existência. PARABÉNS ARACAJU.

Nenhum comentário: