sexta-feira, 19 de março de 2010

HOSPITAL DE CARIDADE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO


Hospital Santa Isabel.
Foto: Album de Sergipe 1820-1920.


Fachada do Hospital Santa Isabel.
Fonte: www.iaracaju.infonet.com.br/serigysite



Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição - Rua da Aurora - 1886.
Foto cedida por Dedinha Ramos.

No ano de 1855 a população sergipana foi atingida pela epidemia de "Cholera Morbus" ocasionando a morte de milhares de pessoas. Em Aracaju, no Governo do Presidente Dr. Salvador Correia de Sá e Benevides e nos Governos seguintes, várias providências foram tomadas no campo da saúde para evitar novas mortes pela referida epidemia. Medidas como aterramento e esgotamento dos pântanos, asseio e limpeza da cidade, esgotamento das águas estagnadas, melhoramento da água potável, construção de cemitério (Cemitério Nossa Senhora da Conceição - atual Cemitério Santa Isabel) e Hospital de Caridade.
Através da Resolução nº 467 de 13 de março de 1857, o Presidente Salvador Correia de Sá mandou edificar um Hospital de Caridade. Porém a idéia não saiu do papel. Somente através da Resolução nº 498 de 24 de maio de 1858, é que foi autorizado a edificar na Capital um Hospital de Caridade: o Hospital Nossa Senhora da Conceição, o atual Hospital Santa Isabel. O Hospital começou a funcionar na Rua da Aurora, atual Rua da Frente, em 16 de fevereiro de 1862, durante o Governo do Presidente Joaquim Jacinto Mendonça. Para manter o Hospital, o então Presidente entregou as rendas do Cemitério Nossa Senhora da Conceição. João Gomes de Melo, o Barão de Maruim, doou um terreno na rua da feira, para que a Administração do Hospital construísse uma Casa de Mercado, que era outra alternativa de renda.
Segundo o Médico e Escritor Antonio Samarone de Santana, no seu livro "As Febres do Aracaju Dos Miasmas aos Micróbios", "No seu primeiro ano de funcionamento, o Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição atendeu 442 pacientes, sendo as enfermidades sifilíticas, as afecções do peito e as sezões traumáticas as moléstias mais frequentes." O Hospital contava com três enfermarias: São Roque, Santa Isabel e São Sebastião(militar) e possuia em torno de 60 leitos.
Com o passar dos anos houve a necessidade de transferência do Hospital para um local maior. No Governo de Oliveira Valadão (1896) tomou-se a decisão de construir um novo prédio. Porém, foi no Governo de Olimpio Campos que o Hospital foi transferido do antigo local(Rua da Aurora) para o Bairro Santo Antônio ( Atual Hospital Santa Isabel). Através da lei nº 391 de 23 de outubro de 1900, a administração do Hospital foi entregue a recém criada "Associação Aracajuana de Beneficência" Desde então o Hospital Nossa Senhora da Conceição passou a se chamar Hospital Santa Isabel.



Um comentário:

Dedinha Ramos disse...

Fico feliz em poder contribuir com o seu excelente Blog. Também que deixar registrado que o Hospital Santa Izabel até um tempo atrás tinha uma "fama" de não ser uma boa maternidade, PORÉM, eu fiquei internada lá e fui muito bem atendida, melhor que na antiga maternidade Santa Lúcia que eu achava que era de elite. O Santa Izabel é sim uma boa maternidade. Também quando lá funcionou a urgência pediátrica fui bem atendida quando precisei. Espero que continue assim, prestando serviços de qualidade a população.