sábado, 1 de agosto de 2009

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SERGIPE

Auditório/Salão de festas do IHGS.
Foto: www.antiguidadecolecoeseartes.blogspot.com



Biblioteca do IHGS.
Foto: www.antiguidadecolocoeseartes.blogspot.com



Sede do IHGSE - Rua Itabaianinha, 41.
Foto: José de Oliveira B. Filho.



Sede do IHGSE em construção.



Aspecto interno do IHGSE.
Álbum de Sergipe 1820-1920 - Clodomir Silva.


O Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, carinhosamente referido por alguns dos seus sócios como "A Casa de Sergipe", foi criado em 06.08.1912, como uma associação civil sem fins lucrativos, no sentido de zelar pela memória do Estado, coletando documentos, discutindo problemas culturais e produzindo saber através de sua Revista publicada desde 1913. Inicialmente, seus membros se reuniam no salão do antigo Tribunal de Relação. Depois, estiveram em outros locais até quando foi construída sua sede inaugurada em abril de 1939.
Nesta casa estão instalados a biblioteca, a pinacoteca, o museu e o arquivo, todos voltados para a preservação, estudo e divulgação da cultura sergipana.
A sede do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe é um prédio significativo da década de 30 do século XX, resultando da influência Art Déco em Sergipe. Este estilo é inspirado na Exposição de Artes Decorativas de Paris, em 1925, em alusão à sociedade industrial nascente.
No Brasil, seu emprego ocorreu no final dos anos 20, interrompido pela Revolução de 30, e retomado posteriormente, existindo exemplares em várias capitais do país. Em Aracaju, o estilo está associado ao nome de Harendt Von Altenesh, alemão vindo da Argentina, que projetou vários edifícios, entre os quais se destaca a sede do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, construído em 1938, com auditório, que hoje, dotado de 450 cadeiras, é alocado ao público para eventos.
Segundo o Pesquisador Luiz Antônio Barreto, o Instituto levou quase três décadas sem sede própria, até que na Interventoria de Eronídes de Carvalho ganhou imponente prédio, à rua de Itabaianinha 41, abrigando em suas salas a recém criada Rádio Difusora de Sergipe, a primeira emissora de rádio de Sergipe.

www.iaracaju.infonet.com.br/luisantoniobarreto


No dia 06.08.2009 o IHGSE completará 97 anos.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.