segunda-feira, 1 de junho de 2009

CARROSSEL DO TOBIAS

Cartaz do Carrossel - Jornal de 1904.
Gazeta de Sergipe nr. 8.737 - 28.12.1987.

Carrossel do Tobias
Jornal Gazeta de Sergipe nr. 8.737 - 28.12.1987.

Peças amontoadas do que restou do Carrossel - Parque da Cidade.
Jornal Gazeta de Sergipe nr. 8.737 - 28.12.1987.

A máquina importada ao relento - Parque da Cidade.
Jornal Gazeta de Sergipe nr. 8.737 - 28.12.1987.


Peça do Carrossel - Parque da Cidade.
Jornal Gazeta de Sergipe nr. 8.737 - 28.12.1987.



O Carrossel do Tobias foi construído nos Estados Unidos da América nos século XIX e chegou a Aracaju no ano de 1904. Era a grande atração das festas de final de ano, sendo armado todos os anos no Parque Teófilo Dantas, centro da Capital. Segundo o Memorialista Murillo Melins em seu livro Aracaju Romântica que vi e vivi anos 40 e 50, o Carrossel do Tobias passou por vários donos, entre eles os senhores Garangau, Edson e Juvenal, de 1904 até 1926, quando o venderam aos senhores Alcino Teles e Plácido, que o administraram até o ano de 1928, ocasião em que foi transferido para o senhor Juvenal, que o conservou até 1936, quando o vendeu a seu parente homônimo Juvenal Menezes, que ficou sendo seu proprietário até 1959. Em 1959 o Vereador Milton Santos compra o Carrossel pelo preço de CR$ 300.000,00, com o pagamento em 02 parcelas. O Carrossel funcionou sob a direção do Vereador Milton Santos até o ano de 1984, quando foi vendido ao Estado.
CARROUSSEL
Grande novidade Americana
Passagem para 300 pessoas, de uma só vez
Este magnífico apparelho movido à vapor é iluminado à luz eléctrica, funcciona actualmente na visinha capital de Alagoas e brevemente estará nesta cidade, de Aracaju, onde o seu proprietário pretende demorar-se por algum tempo. O "Carroussel!, é um brinquedo por sí só muito attrahentee inofensivo às próprias crianças. O seu movimento é seguro, não dando lugar nunca a accidentes, por mais veloz que seja a sua carreira. A decoração é agradabilíssima e as suas montadas ou carroagens offerecem magnífico confôrto aos senhores passageiros.
Este mesmo apparelho já tem sido montado em várias localidades civilisadas, como Pernambuco e outros centros, merecendo sempre os melhores aplausos do público
BREVEMENTE NESTA CAPITAL


Reprodução do cartaz acima - Jornal de 1904.
Fonte:MELINS, Murillo. Aracaju romântica que vi e vivi anos 40 e 50. Aracaju:Unit, 2007 3.ed

Infelizmente devido à falta de sensibilidade dos governantes, o Carrossel que chegou em nossa cidade em 1904 e que fez a alegria de muitas crianças, terminou os seus dias abandonado no Parque da Cidade.

3 comentários:

Jorge Leite disse...

Meus parabéns à turma pela iniciativa, o que nos leva a crer, que nem tudo está perdido. Ainda existe pessoas interessadas em manter nosso passado cultural vivo.
Sobre o tema "Carrossel do Seu Tobias" sugiro vocês procurarem o historiador Murilo Mellins ou, então pesquisar em seu livro "Aracaju de vi e vivi"; o neto de um dos proprietários do carrossel Seu Juvenal Vereador Sérgio Bezerra; prof. Vilber, filho do ex dono do carrossel Vereador Milton Santos e realizarem algumas entrevistas as quais seram publicadas no blog.
Tenho algumas fotos do carrossel as quais posso disponibilizar e também, caso vocês façam alguma apresentação, um filme com algunas cenas feitas no Carrossel do Seu Tobias.

ALBERTO GARCIA disse...

Parabens, o trabalho apresentado como os outros desse blog tem um valor histórico, social e até mesmo sentimental incomensuravel, a nossa memória sempre nos presenteará com esse tipo de apresentação que posso afirmar é do mais alto gabarito!

Unknown disse...

O IDEAL É FAZER A REPLICA TOTAL DO CARROSSEL E COLOCAR PARA FUNCIONAR.
ATT GETULIO PINTO SAMPAIO
GETULIOSUCESSOS@GLOBO.COM