quinta-feira, 11 de junho de 2009

CENTRO OPERÁRIO SERGIPANO

Local onde funcionou o Centro Operário Sergipano - Foto atual.
Foto: José de Oliveira Brito Filho.


Sede do Centro Operário Sergipano à Rua de Santo Amaro.
Almanack de Sergipe nr. 5 - 1934.




Passeata dos Operários no 1º de Maio.
Almanack de Sergipe nr. 5 - 1934.





Operários em frente à algumas Sedes de Sindicatos na Rua Laranjeiras.
Almanack de Sergipe nr. 5 - 1934.



"O "Centro Operario Sergipano", fundado em 1911, é a mais antiga agremiação proletaria do Estado, e foi a que primeiro arregimentou a classe trabalhadora, no sentido de, unida ás outras sociedades operarias do paiz, luctar pela conquista de melhorias economicas e propagar os principios do Socialismo preconizado por Carlos Marx.
O proletariado sergipano que há annos se conservava indifferente ás questões sociaes, não cogitava de unir-se para protestar pelo cumprimento dos seus direitos postergados.
O syndicalismo veio despertal-o, e logo, os trabalhadores de Sergipe, attenderam ao appelo dos camaradas das grandes capitaes do paiz, e, num gesto altivo e louvavel, organizaram-se em Sindicatos de classe, fundaram a Federação Sergipana do Trabalho, o partido politico Alliança Proletaria, afim de se fazeram representar nas Assembléas Legislativas, e, ultimamente, foi fundada uma Frente Unica Sergipana que tem como principal objectivo estabelecer a unificação das classes productoras deste Estado, para dar combate ao Integralismo, ao imperialismo e a guerra, o operariado sergipano uniu-se desta maneira ao (NEP) novo exercito proletario do Brasil.
Foi a historia que nos ensinou a direcção que haviamos de tomar. O Syndicalismo é o ponto de partida para as grandes conquistas dos trabalhadores. E, assim, organizados existem em Sergipe 20 Syndicatos, de quasi todas as classes, e uma Federação que será brevemente filiada a Confederação dos Trabalhadores do Brasil, que tem a sua séde no Rio de Janeiro, ficando, pois, os operarios do Estado de Sergipe em situação favoravel, para, com exito, enfrentar o inimigo que se lhes depara, ante os ultimos acontecimentos e transições inevitaveis das sociedades.
Os clichés que illustram essas paginas comprovam bem as referencias feitas nesta nota. No dia 1º de Maio do anno passado os operarios desta capital não ficaram placidamente em suas casas. Organizaram uma grande passeata, pelas ruas da cidade, e fizeram comicios nas praças publicas, em signal de protesto contra as injustiças patronaes, pois, foi nesse dia, no anno de 1886, que cansados de soffrer, levaram a effeito o seu primeiro protesto de povo opprimido. Foi um dia de protesto, e não de festa, o ultimo 1º de Maio, contra os tyranos que suppliciaram nossos valentes camaradas de Chicago, e contra os que depois, agora e sempre, continuam a massacrar os que se batem pela conquista de nossas urgentes necessidades e de nossas inadiaveis garantias sociaes e economicas..."


Texto original " A Posição do Operariado de Sergipe" de José Nunes da Silva, In:

Almanack de Sergipe nr. 5 Ano IX, 1934 p 250 a 253.

Um comentário:

alessandro disse...

sou formado em história e fiz minha monografia e a dissertação de mestrado à respeito do centro operário sergipano,como faço para publicar artigos em seu blog?valeu!