sábado, 7 de agosto de 2010

MANOEL BOMFIM




O objetivo desta postagem é o de comunicar em primeira mão o futuro lançamento do livro - Manoel Bomfim e a América Latina: A dialética entre o passado e o presente - organizado pelos Professores José Vieira da Cruz e Antonio Bittencourt Júnior - Aracaju: Editora Diário Oficial, 2010, 276 p.

O livro é composto de textos do Seminário Nacional Manoel Bomfim e a América Latina: A Dialética entre o Passado e o Presente, alusivo aos cem anos da publicação da obra "A América Latina: Males de Origem" de autoria de Manoel Bomfim, realizado pela Universidade Tiradentes, no II Encontro de História e Cultura em novembro de 2005. Também compõem o livro uma entrevista com a Professora Maria Thétis Nunes (1923-2009) sobre a Revista infantil O Tico Tico e um texto do próprio Manoel Bomfim.


Mas quem foi Manoel Bomfim?


Manoel Bomfim nasceu em 1868 na cidade de Aracaju e aos dezessete anos iniciou o estudo da Medicina na Bahia, concluindo-o no Rio de Janeiro. Um intelectual sergipano apaixonado pelo Brasil. Sua obra América Latina: Males de Origem (1905) sobre identidade latino-americana, cultura brasileira, educação e discursos anti-racistas, "foi uma crítica às convicções racistas dominantes e ao conservadorismo das elites políticas no país". Manoel Bomfim dedicou-se aos estudos sociais e a educação. Acima de tudo um Nacionalista.
Principais obras:
O fato psíquico(1904), Noções de Psicologia (1916), Pensar e dizer: estudos do símbolo e do pensamento (1923), Métodos do teste: com aplicação à linguagem do ensino primário (1928), O Brasil na América (1929), O Brasil na História (1930) e O Brasil Nação: Realidade da origem (1931).
Aguardem o lançamento do livro e conheçam mais sobre este ilustre sergipano.

2 comentários:

Denise Bomfim disse...

Achei muito interessante a temática do livro, aguardo notícias a respeito do lançamento.
Denise Bomfim
(visitem meu blog idem)

allane_cruz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.