sexta-feira, 14 de maio de 2010

PADRE PEDRO: UM EXEMPLO DE DEDICAÇÃO AO PRÓXIMO


Padre Pedro.
Jornal Gazeta de Sergipe nr. 8.692 - 31.10.1987.


Pelas ruas de Aracaju, andava bem ligeiro, um homem bom. Era Padre e vestia uma inconfundível batina preta. Era Padre Pedro, um exemplo de amor ao próximo. Quem o conheceu sabe bem o que estou falando.
Pedro Alves de Oliveira, Padre Pedro, nasceu na cidade de Riachão do Dantas no dia 03 de julho de 1904. Foram dez irmãos, mas só cinco vingaram. Dentre eles o Pintor J. Inácio.
Chegou a morar nas cidades de Estância e São Cristóvão ainda pequeno. De uma família Católica, rezava todos os dias com a sua mãe, que era devota de Nossa Senhora. Quando mudou para Aracaju, morando na rua Capela, chegou a ser Sacristão da Catedral onde tocava o sino e ajudava na Missa. Nesta época, o responsável pela Catedral era o Cônego Sarapião Machado, que foi uma figura importante para a entrada de Pedro rumo ao Seminário. A Mãe de Pedro tinha um sonho de ver um filho se tornar Padre. Já no Seminário, sendo um bom aluno, passou a ensinar Português, Francês e Latim no próprio Seminário. No dia 8 de dezembro de 1928, dia de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Aracaju, Pedro Alves de Oliveira foi ordenado Padre.
Como Padre, foi vigário nas cidades de Propriá, Rosário do Catete, Maruim, Santo Amaro das Brotas, Tobias Barreto e Arauá. No Hospital Santa Izabel, onde foi Capelão por mais de 40 anos, as suas visitas eram diárias. Ele conversava com os doentes e os seus familiares. Pelas ruas de Aracaju ele conversava e dava conforto espititual aos mendigos. Todos os dias ele saía pelas ruas de Aracaju, a pé, a distribuir pão para os necessitados. Não aceitava carona de ninguém. Ele vivia na prática o Mandamento da Lei de Deus: "Amar ao próximo como a ti mesmo".
Também foi Professor, lecionando na Escola Normal, no Colégio Tobias Barreto, no Atheneu e no Seminário.
As suas missas eram rápidas, com sermões curtos. Assisti muitas na Igreja Nossa Senhora do Rosário. Lembro-me que, antes do início da Missa, havia a confissão com o Padre Pedro. Antes de confessar ele fazia algumas perguntas sobre religião.


Infelizmente Padre Pedro não está mais entre nós, mas com certeza ele foi e sempre será um exemplo para todos.


José de Oliveira B. Filho.

23 comentários:

Dedinha Ramos disse...

Eu lembro de Pe. Pedro, caminhando sempre com uma sacola nas mãos, andava mesmo muito ligeiro, sempre confortando os mais necessitados. Um grande homem.

Carla Reis disse...

Caro Professor, parabenizo-te pela iniciativa de restaurar a nossa história.
Sou estudante de História/UFS e estou desenvolvendo um tabalho sobre Aracaju nas décadas de 1910-1930, interessei-me por sua monografia, onde posso encontrá-la? Meu email é: carlareisufs@gmail.com, caso possa me fornecer ou trocarmos informações ficarei muito grata!
Att.
Carla Reis

Anônimo disse...

graças a Deus eu ainda alcancei PP nas ruas...

Anônimo disse...

Padre Pedro, muito vezes minha mãe falou do bondoso Padre Pedro, todos os dias visitava os doentes do Hospital Santa Izabel, Eu porém já encontre varias vezes nas rua de Aracaju ele com sua batina desbotado do sol ardente que ele enfrentava para da comida a quem tinha fome.O Homem de todos os Século

Leviathan disse...

Nossa fico feliz de encontra alguem que se enterece por nosa história, meu blog ta no msm caminho que o seu, HERÓIS DO BRASIL.

www.vodizer.blogspot.com

Anônimo disse...

Ñ cheguei a conhece-lo,O Pe. Pedro era primo do meu pai.
Bom saber q ele sempre ajudava os necessitados.

Hugo disse...

Nunca esquecerei uma vez que o vi, mais ou menos as 19:00, descendo de uma canoa tó-tó-tó (perto do Iate Clube), com a tradicional sacola na mão. Sempre admirei o padre Pedro e seu irmão, o pintor J. Inácio.

Unknown disse...

Certa vez confessei-me com ele, na ocasião ensinou-me uma oração que, 43 anos depois ainda rezo todas as manhãs. Sou muito agradecido a ele, homem generoso, misericordioso e com certeza amigo de Cristo e de Nossa Senhora.

Anônimo disse...

Eu era menino e sempre vi ele andando pelas ruas do centro rápido como era característica dele, me sinto feliz em ter conhecido esse Santo de Deus.

Unknown disse...

Eu tive o privilégio de ser aluna dele na escola normal,era meu professor de português.eu tinha 13 pra 14 anos nos anos ,70.lembro de um episódio que entrava na escola e chovia e ele ofereceu seu guarda chuva preto pra duas alunas elas se recusaram a usar mas ele fez questão e disse que elas não podias assistir as aulas molhadas
Hoje eu vivo em São Paulo mas nunca esqueci dele.todas as primeiras terça feira do mês tinha missa na escola e ele que celebrava.

Unknown disse...

Tive o privilégio de ver, conversar , andar com ele em algumas visitas, dentre elas no azilo Rio Branco....
Fiz umas gravações de vídeo com ele, teve um fato que não esqueci ....
O diretor de fotógrafia pegou o cigarro e ascendeu no intervalo de uma cena e outra, não deu outra , o Padre Pedro deu a maior bronca nele; "jogue essa porcaria fora", kkkkkkkkk mais foi uma tremenda bronca...o meu amigo diretor ficou envergonhado apagou e jogou fora em forma de respeito....kkkkkkkkk
Mais foi uma resenha depois....
Nunca esqueci disso....
Era uma pessoa de Deus mesmo....
O Padre Pedro se visse uma pessoa descalça Na rua ele tirava os sapatos e doava a pessoa, e saia descalço ...
Saudades....

ADSON disse...

Tive prazer de conhecer ele pessoalmente era muito amigo da minha finada mãe que vivia na igreja da Pedro Calazans

ADSON disse...

Estão deve ter conhecido minha mãe Jandira morava na rua são Cristóvão só vivia com ele

Unknown disse...

Eu também fui aluna dele,era meu professor de português na escola normal.Hoje estou com 60 anos e moro em São Paulo a 43 anos e lembro muito bem dele, homem maravilhoso.

Nascimento disse...

Tive o prazer de ver o padre Pedro quando estive internado no Santa Izabel,e em vez de comer no hospital ele preferia levar pra doar a alguém que estava com fome.um santo homem.

moza disse...

Eu sou de Teresina Piauí e me mudei para Aracaju em maio/89. Conheci "Padi Pedo" (como era chamado) e algumas das suas peripécias. Tinha mania de doar as coisas. Certa vez seu irmão J.Inácio estava no banho e quando saiu do banheiro Padre Pedro já tinha doado suas sandálias a um mendigo que passará descalços. Era impossível não admirar aquele a homem de Deus.

ADSON disse...

Ele foi que batizou minha finada mãe era amiga dele eu nos anos 80 morava na rua são Cristóvão minha mãe me levava muito na igreja dele que ficava na pedro Calazans

ADSON disse...

Tive o prazer de pedir a bênção a ele

Amarildo disse...

Na década de 90 baixei no Cirurgia com uma forte dor, durante a estadia tomando soro recebi a ilustre visita de Padre Pedro, eu trabalhava na Farmácia Acácia na Rua Laranjeiras com Santo Amaro e todos os dias ele passava caminhando rapidamente ou de taxi com sacolas cheias de pães, um homem santo!!!

Anônimo disse...


Boa noite

Anônimo disse...


Com quantos anos morreu Padre Pedro?

Anônimo disse...

Em que ano foi a morte de Padre Pedro!

Anônimo disse...

Só lembrando que, Padre Pedro, nasceu na cidade de Arauá, no povoado Bolandeira.