segunda-feira, 31 de maio de 2010

A BREVE VISITA DO PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK


Presidente Juscelino Kubitschek e o candidato a Deputado Federal Euvaldo Diniz.
Campanha Política.
Jornal Correio de Aracaju nr. 6.186 - 30/09/1958.


Ponte Juscelino Kubitschek - Sobre o Rio Poxim.

O então Presidente da República Juscelino Kubitschek, veio a cidade de Aracaju em 19/01/1958, por ocasião da inauguração do Aeroporto Santa Maria. Segundo o Jornal Correio de Aracaju, de 25/01/1958, " Ao desembarcar do avião Super Convair da Real o Presidente Juscelino Kubitschek recebeu os cumprimentos do Governador Leandro Maciel e de sua esposa D. Marina de Albuquerque Maciel (Presidente da Comissão Estadual da Lba), do General João de Almeida Freitas (Comandante da 6ª Região Militar), dos Senadores Lourival Fontes e Jorge Campos Maynard, Deputados Federais Luiz Garcia, Seixas Dórea e Jocelino Carvalho, Deputado João Maynard Barreto (Presidente da Assembléia Legislativa), Vice-Governador José Machado de Souza (....) Em seguida o Presidente passou em revista a tropa do 28º BC sob o comando do Major Antonio de Almeida Rosa".

Na ocasião um coquetel foi oferecido alí mesmo no Aeroporto ao Presidente Juscelino. Porém, como o Presidente era do Partido PSD e o Governador Leandro Maciel da UDN, o clima não foi lá muito agradável. Sobre este episódio Luiz Antonio Barreto comenta:

" Sendo o Presidente de um partido, o PSD, e o Governador de outro, a UDN, a festa ficou restrita ao Aeroporto. Os aliados do Governador Leandro Maciel queriam que o Presidente inaugurasse formalmente a Ponte que levava o seu nome, mas os pessedistas, liderados por Leite Neto, conseguiram restringir o evento à inauguração da pista do Aeroporto".
Já o Jornal Diário de Sergipe de 24/01/1958 publicou a seguinte nota a respeito da transmissão da solenidade pelo rádio:

"Só irradiaram o discurso do Deputado Seixas Dórea. Quando começaram as críticas a Leandro Maciel a transmissão foi interrompida".

O Presidente chegou a Aracaju às 14:20 e partiu às 16:00 do mesmo dia.

Um comentário:

Eduardo disse...

Parabéns pelo excelente trabalho realizado aqui.

Escolhi como blog da semana no História Viva, se desejar retire o selo no endereço http://historianovest.blogspot.com/2010/06/blogs-da-semana.html

Abraços e boa tarde