sábado, 5 de dezembro de 2009

TÔ TE AJEITANDO


O popular e querido "Tô te ajeitando" na velhice.
Jornal Gazeta de Sergipe nr. 7.090 - 23/24/05/1982.



"Tô te ajeitando" em seu traje típico.
MELINS, Murillo. Aracaju romântica que vi e vivi. Anos 40 e 50. 3ed. Aracaju:Unit, 2007.

Geralmente em cada cidade, por maior ou menor que ela seja, existe um ou mais tipos populares. Em Aracaju não foi diferente. Vários existiram, porém, um em especial chamou atenção por ser bastante conhecido e querido: Tô te ajeitando, cujo nome de batismo era Domingos Correia da Silva, nascido no dia 15 de maio de 1907, em Alagoas. Segundo Murillo Melins, ele tinha baixa estatura, branco, raquítico, olhos azuis, rosto esquálido e sempre trajando paletó, gravata e camisa de cores berrantes. Vivia por conta própria, fazendo propaganda de casas comerciais ou vendendo bilhetes da Loteria Federal, expostos em uma pequena vitrine, segura por correia presa ao próprio ombro. Ainda segundo Murillo Melins, Tô te ajeitando morava sozinho e não contava nada de sua vida. Nos últimos anos de sua vida, pouco enxergava.
Para o Pesquisador e Jornalista Luís Antônio Barreto, "Tô te ajeitando" sempre foi um homem de mistério. Um desafortunado que vendia sorte, vendia loteria. Um tipo popular útil à sociedade, com seu ponto comercial. Segundo Osmário Santos, no seu livro "Oxente! essa é a nossa gente", consta que Luís Antonio Barreto e Marcos Prado Dias chegaram a documentar a vida de "Tô te ajeitando" em filme.
Mas e o apelido, veio de onde? Segundo entrevista do próprio "Tô te ajeitando", concedida a Jorge Lins de Carvalho, no Jornal Gazeta de Sergipe nr. 7.090 de 23/24/05/1982, o apelido veio de uma moça que ele paquerava nas Festinhas de Natal no Parque Teófilo Dantas, e que trabalhava em um dos bares que lá existia. Quando perguntavam para ele se já tinha conseguido namorar a tal moça , ele respondia tô ajeitando, tô ajeitando. Ele tinha outro apelido que não gostava, que era o "Macaca de Maiô".
À época desta entrevista, "Tô te ajeitando" morava em uma casa na Avenida Desembargador Maynard.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Jose de Oliveira,
você tem mais material sobre o "tô te ajeitando" ? Por exemplo o suposto filme feito por Luis antonio Barreto.