segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO PADROEIRA DA ARQUIDIOCESE DE ARACAJU


Cartaz da Festa - 2009.







O Dogma da Imaculada Conceição foi proclamado pelo Papa Pio IX em 1854 com a Bula Ineffabilis Deus. O Dogma afirma que Maria de Nazaré nasceu isenta do Pecado Original e não se deixou corromper pelo mal do mundo, como fruto do pecado original, isto é, o mal que atinge a todos os homens e mulheres.
Esta solene definição pontifícia foi resultado de um desenvolvimento da devoção popular aliada a intervenções papais e infindáveis debates teológicos. O calendário romano já incluíra a festa em 1476. Contudo, no sétimo século esta celebração já existia no Oriente. Em 1570, Pio V publicou o novo Ofício e em 1708 Clemente XI estendeu a festa, tornando-a obrigatória a toda cristandade. Em Portugal, o culto foi oficializado por Dom João IV, primeiro rei da dinastia de Bragança, que fora aclamado em 1º de dezembro de 1640, quando se iniciava a oitava da festa da Imaculada Conceição. Seis anos depois, com a aprovação das Cortes de Lisboa, o rei dedicou à Virgem Imaculada o reino português.
No Brasil existem cerca de 533 paróquias dedicadas à Virgem Imaculada. A primeira imagem chegou em uma das naus de Pedro Álvares Cabral.
Os Frades Menores Franciscanos foram os propagadores dessa devoção. O culto teve início ma Bahia em 1549, quando Tomé de Souza chegou em Salvador trazendo uma escultura da Santa. Ela foi a protetora de nosso país no período colonial e foi proclamada Padroeira do Império Brasileiro por Dom Pedro I. Já no despontar do século XX, com o advento da República, o título cedeu lugar a Nossa Senhora Aparecida, qu é uma antiga imagem da Imaculada Conceição encontrada nas águas do rio Paraíba do Sul.
Nossa Senhora da Conceição é Padroeira da Arquidiocese de Aracaju e a festa em sua homenagem acontece no dia 8 de dezembro, com missas e procissão.



Texto baseado em artigo do site http://www.arquidiocese.aju.org.br/
e do Fascículo Especial do Jornal Cinform edição 1286 de 03/12/2007 - Santas e Santos padroeiros do povo sergipano.









Nenhum comentário: