quinta-feira, 19 de março de 2009

Antiga Estação de Trem de Aracaju

Antiga Estação de Trem e o Armazém Macedo
Acervo pessoal de Ana Medina

Oficinas da Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien
Album de Sergipe, 1820-1920.


Fachada da Antiga Estação
Album de Sergipe 1820-1920.

Chegada das tropas na Revolução de 30
http://www.estacoesferroviarias.com.br/

Fachada da Nova Estação de Trem - Praça dos Expedicionários
http://www.estacoesferroviarias.com.br/



Antiga Estação de Trem abandonada

GAZETA DE SERGIPE nr. 3.802 de 17-03-1969.




O trem chegou a Sergipe em 1913, como parte do plano de prolongamento do ramal de Timbó(atual Cidade de Esplanada, na Bahia), na linha que ligaria a Estação de São Francisco em Alagoinhas(na Bahia) a Sergipe. A Companhia Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien administrou a linha Férrea de 1913 a 1935. A partir de 1935 passou a ser administrada pela V. F. F. Leste Brasileiro até 1975 e pela RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.) de 1975 a 1996. Atualmente é administrada pela Companhia FCA(Ferrovia Centro Atlântica).
Em Aracaju a antiga Estação de Trem estava localizada próxima ao antigo cais do porto da Rua da Frente, nas imediações do novo Mercado de Aracaju. O trem chegava à Estação pela antiga Avenida Artur Bernardes, atual Avenida Coelho e Campos, onde, na década de 70, ainda era possível ver os trilhos que restaram da linha férrea.
Murillo Melins no seu livro “Aracaju Romântica que vi e vivi anos 40 e 50”, informa que a Estação era uma construção com linhas arquitetônicas simples, como a maioria das estações ferroviárias da época ladeada por extensas plataformas. No alto da fachada da edificação, via-se impresso: 1911, ano da inauguração do prédio, e início do caminho de ferro em plagas sergipanas. Em sua estrutura, constavam as seguintes instalações: Armazém para a expedição de mercadorias; Salões para passageiros de 1ª e 2ª classes; Salão de bilheterias, Salas de Telégrafo, Inspetoria, Administração; Armazém de recepção de mercadorias e uns poucos sanitários.
Murillo Melins informa também, que os trilhos dos trens chegavam até o maior trapiche de Aracaju, o famoso Trapiche Brown, onde os comboios de carga descarregavam as mercadorias que chegavam, e carregavam açúcar, sal, coco e outros produtos que tinham vindo nas canoas, barcaças e saveiros, e que seriam exportados para a Bahia.
A Linha Estrela do Norte (Salvador-Aracaju-Propriá) Expresso de luxo com 320km, seguia o seguinte roteiro:
Salvador-Simões Filho-Camaçari-Dias d’Ávila-Mata de São João-Pojuca-Catu-Sítio Novo-Alagoinhas-Entre Rios- Esplanada- Rio Real- Cardeal da Silva- Aracaju- Propriá
Aos Domingos, Quartas e Sextas o trem chegava da Bahia e partia com destino a cidade de Propriá. Ás Terças e Quintas o trem chegava de Propriá e partia com destino a Bahia.
Antes do início da construção das grandes rodovias, durante muitas décadas, as cidades dependiam da ferrovia, social e economicamente. As pessoas aguardavam a chegada do trem com muita expectativa. O ato de ir a Estação e ver os passageiros chegando e outros saindo era motivo de festa. Em muitos casos era a vida de uma cidade.
Na década de 50 uma nova e moderna Estação foi inaugurada na Praça dos Expedicionários, no bairro Siqueira Campos, junto às Oficinas da Rede Ferroviária Federal. O itinerário foi mudado, chegando o trem pela Avenida Rio de Janeiro(atual Avenida Augusto Franco) e seguindo pela Avenida São Paulo e vice-versa. Tempos mais tarde os trens de passageiros foram desativados, ficando somente os de transporte de cargas.

3 comentários:

milton disse...

O trem já foi moda, colírio p,ra os olhos, até festas, mas, já chegou o tempo de isso ter uma volta, as ruas estão congestionada com um trânsito intenso e de encher o saco, poluição sonora, efeito estufa e nem o petróleo é renovável, o prático é construção de tangentes p,ra segurança a correr igual a um automóvel e colocar VLT (veículo leve de trilho) q pode ser articulado em 2 ou 3, daí, vamos ver se o povo tem paciência de deixar o seu auto em casa, mas, é quando muitos não se considera "Zé povinho" p,ra andar em transporte público, aí torna-se difícil.

Richard Mistery disse...

Deve ser revitalizada a antiga rede ferroviaria do Estado de Sergipe isso favorecerá o estado na industria, na agropecuaria e no escoamento mais rapido de sua produção.

Richard Mistery disse...

Deve ser revitalizada a antiga rede ferroviaria do Estado de Sergipe isso favorecerá o estado na industria, na agropecuaria e no escoamento mais rapido de sua produção.