terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Projeto Cultura Sergipana

Balneário da Bica - São Cristóvão

Praia de Pirambu


Projeto Tamar - Pirambu


Visita ao Projeto Tamar - Pirambu

Chegada a Cidade de Pirambu

Gruta da Pedra Furada - Laranjeiras

Alunos e professores reunidos na escadaria da Igreja Matriz - Laranjeiras

Visita ao Mercado de Laranjeiras

Chegada a Cidade de Laranjeiras

O Projeto Cultura Sergipana foi iniciado nas turmas de 5ª a 8ª séries do CAIC Ministro Geraldo Barreto Sobral (Bairro Industrial), na disciplina Sociedade e Cultura. Iniciativa do Professor José de Oliveira, o Projeto tem como objetivo, levar aos alunos, conhecimentos acerca da história, patrimônio e cultura do nosso estado, contribuindo desta forma para a formação cultural dos mesmos.
A primeira visita foi feita com os alunos das 6ªs séries, às cidades históricas de Laranjeiras e São Cristóvão, no dia 8 de novembro, com o acompanhamento das professoras Luíza, Gisélia e Tânia.
Em Laranjeiras, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a Feira, Igrejas seculares, casarões, Museu Afro e a Gruta da Pedra Furada, além de interagirem com os habitantes locais.
Já em São Cristóvão, os alunos conheceram a Praça São Francisco e os seus monumentos, Igrejas, casarões e por fim, experimentaram um delicioso banho no balneário da Bica.
Desta forma, os alunos puderam ver na prática, o que lhes foi passado teoricamente em sala de aula.
Na segunda e na terceira visita, os alunos das 5ªs séries e 7ª e 8ª respectivamente, visitaram a cidade de Pirambu. Lá conheceram além da praia, o Projeto TAMAR, de preservação à tartaruga marinha. Logo após, os alunos foram conhececer o Banho do Prata em Japaratuba, um local muito bonito, com água cristalina, mas que, devido à falta de educação por parte de alguns frequentadores, que jogam lixo no chão e na água, o local vai aos poucos ficando com uma aparência não muito agradável.
Fizemos a nossa parte, alunos e professores munidos de sacolas conseguiram catar várias latas de refrigerantes e cervejas, bem como sacolas plásticas e embalagens de biscoitos.

2 comentários:

Anônimo disse...

que coisa boa, a juventude fazendo uma visita técnica às cidades históricas de Sergipe. A juventudo precisa ser conscientizada que um povo sem cultura, sem história é um povo morto. Desde cedo eles devem valorizar a nossa cultura e nada melhor que visitando e conhecendo a história de São Cristóvão, uma das mais antigas cidades brasileiras e que já foi capital do Estado. Seu patrimônio arquitetônico é rico e variado, além de bem conservado. Laranjeiras também tem muita hisória.
Excelente iniciativa
Abraços,
Ismael

Unknown disse...

Parabens José! Nós precisamos de pessoas como vc, para mostrar Aracaju no passado e assim conhecer-mos melhor nossa cidade. Bom trabalho, gostei muito!!!