sexta-feira, 25 de maio de 2012

FÁBRICA DE BALAS LILIAN



Foto: Carreta transportando o maquinário da Fábrica quando do seu fechamento.
Jornal Gazeta de Sergipe nr. 8.041 - Agosto de 1985.





A Fábrica de balas Lilian funcionou por 39 anos na Rua Santa Rosa nº 161. Durante esse período foi a única Fábrica de balas com tecnologia desenvolvida, no Estado de Sergipe.  O início deu-se com a fabricação caseira, através do seu fundador o Sr. Leovegildo Correia, que distribuía as balas lá produzidas por todo o Estado de Sergipe, passando muitas vezes por estradas sem as mínimas condições de tráfego.
Segundo noticiado em jornais, a Fábrica Lilian fechou as portas em 1985, não por falta de bom faturamento, e sim por falta de nenhum filho do Sr. Leovegildo poder assumir o negócio. à época do fechamento a Fábrica contava com 14 funcionários e como parte do patrimônio 02 máquinas embrulhadeiras “EU” importadas da Alemanha. Todo o maquinário, avaliado em Cr$ 400.000,00 (quatrocentos milhões de cruzeiros) foi vendido para a Cooperativa Tritícola de Getúlio Vargas-RS, que contava com mais de 800 funcionários e operava com gêneros alimentícios como lingüiça, salame e doces.
Durante os 39 anos de existência a Fábrica Lilian recebeu visitas de muitos estudantes que gostavam de observar a máquina de embrulhar balas funcionando. Nas festas de fim de ano e de Cosme e Damião os proprietários da Fábrica sempre doavam balas, contribuindo assim para a alegria de muitas pessoas.

3 comentários:

wagner disse...

Olá. EStou pesquisando sobre os operários sergipanos. Vi que vc escreveu um texto e tinha vários fotos. Gostaria de saber se voce tem mais coisas.
Mande um email pra mim
wagneroficial@bol.com.br

Anônimo disse...

Estou de olho nisso aqui!!!
Por favor não pare.
Sou um dos filhos do homem que escrevia nos anos 60 uma cronica chamada "A Cronica da Cidade". Acho que isso é o bastante para justificar por que também sou mais um embriagado de amor por essa menina chamada Aracaju.

Márcia M@rimite disse...

Impressionante o seu blog! Gostei muito dele! Parabéns!