segunda-feira, 19 de julho de 2010

PRAÇA DA CADEIA


Cadeia Pública - Atual Palácio Serigy - Praça General Valadão.
PORTO, Fernando de Figueiredo. Alguns nomes antigos do Aracaju. Aracaju: Gráfica Editora J. Andrade, 2003.



Construção do Palácio Serigy.



Palácio Serigy - Década de 50.
MELINS, Murillo. Aracaju romântica que vi e vivi. Anos 40 e 50. Aracaju: Unit, 2007.




Palácio Serigy - Antiga Cadeia Pública.
Foto: José de Oliveira B. Filho.




Antigo Prédio da Alfândega.
SILVA, Clodomir. Álbum de Sergipe - 1820-1920.



Prédio da Alfândega - Praça General Valadão.
Foto: José de Oliveira B. Filho.





Antigo Quartel do Exército - Atual Hotel Palace de Aracaju.
www.iaracaju.infonet.com.br





Hotel Palace de Aracaju.
Inaugurado em 24-06-1962.
Foto: José de Oliveira B. Filho.





Monumento em homenagem ao General Valadão.
Inaugurado em 24-10-1924.
Foto: José de Oliveira B. Filho.




A atual Praça General Valadão, localizada na região central de Aracaju, já foi conhecida como "Praça da Cadeia". Isto porque lá existia a Cadeia Pública que teve suas obras iniciadas no ano de 1864. Na Praça já existiu a Mesa de Rendas Provinciais e o primeiro prédio da Alfândega, bem como o Quartel do Exército. Sobre o edifício onde funcionou a Cadeia, Fernando Porto nos informa:
"... o da Cadeia era um vistoso edifício de dois pavimentos, com pés-direitos avantajados e que lhe davam uma grande altura, estendido ao longo de uma fachada de cerca de 50 metros, com um corpo central que chegava até o alinhamento da rua e duas alas laterais recuadas, dando-lhe a forma de "T"."
Quatro anos depois de concluída a Cadeia, a Câmara Municipal em sessão do dia 8 de janeiro de 1873, deu-lhe a denominação de Praça 24 de Outubro. Em 22 de janeiro de 1927, através da Lei Municipal 350 o nome foi mudado para Ciro de Azevedo, em homenagem ao ex-Presidente do Estado. Através do Ato nº 24 de 8 de junho de 1931, recebeu o nome de General Valadão, em homenagem ao militar e político que participou da Guerra do Paraguai e da Proclamação da República, tendo Governado Sergipe de 1894 a 1896 e de 1914 a 1918.
A Cadeia não existe mais. Foi desativada durante o Governo de Graccho Cardoso, dando lugar ao Palácio Serigy. O Quartel do Exército (também conhecido à época como Quartel de Linha) foi demolido e no local foi construído o Hotel Palace de Aracaju.

2 comentários:

ARQUITETURA SÉRGIO ROLEMBERG disse...

Magnífico seu trabalho!!!!!
Vendo o prédio palácio Serigy que sua concepção com característica moderna com suas linhas retas, simples e elegantes,fico emocionado pela riqueza arquitetônica da nossa cidade e motivado a fazer um apanhado de nossos prédios com fachadas modernistas. Precisarei de sua ajuda. Um abraço Sérgio Brito Rolemberg

milton disse...

É uma pena ñ podermos viajar no túnel do tempo p,ra vermos uma Aracaju com poquinhos carros nas ruas, uma praia de Atalaia quase selvagem e a maior facilidade de deslocamento p,ra mesma era aos domingos e feriados e saborear aquele, no dizer do pai de João Alves prefeito, carangueijo gordo e uma cerveja de casco verde. A noite um "trotoir" pela rua João pessoa e rua da Frente e no mercado, sem um pingo de susto do fantasma do assaltante, tão corriqueiro hj em dia e 24 horas diários. Seria bom podermos fazer essa viagem e passar alguns dias, mas, até no sonho, roncando na cama, é impossível.