quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O VATICANO




  1. Tempos atrás o maior prédio de Aracaju era o popularmente conhecido "Vaticano", e a idéia de sua construção foi do grande negociante do ramo de ferragens, José da Silva Ribeiro. Está situado em frente ao Mercado Municipal (Rua S...
    anta Rosa), com a lateral para o Beco dos Cocos e indo até a Avenida Otoniel Dória. A respeito deste prédio, Murillo Melins nos informa:
    - "Edificação de dois pavimentos, com dezenas de quartos e pequenos apartamentos, que abrigavam comerciantes, feirantes, algumas famílias humildes e prostitutas que faziam vida na zona portuária e levavam os embarcadiços e homens da noite para os bares da rua da Frente e Mercado, ou para dançarem no Cassino Bela Vista.
    No interior do Vaticano, havia uma pequena praça pela qual entrava a luz do sol e ventilação para as acomodações do andar superior.
    Na parte térrea, existiam armazéns de secos e molhados e casas de ferragens e na lateral, pequenos negociantes como funileiros que fabricavam bicas de flandres, fifós, canecos e brinquedos de latas, vendedores de cordas, peneiras, bocapios, cestos, etc. e os populares BUMBAS (pequenos depósitos) onde engarrafavam e vendiam bebidas baratas, como aguardentes, vinhos de jenipapo, murici e jurubeba aos frequentadoes do mercado..." .

    Foto: MELINS, Murillo. Aracaju romântica que vi e vivi. 3 ed. Aracaju:Unit, 2007.

4 comentários:

milton disse...

Eu alcancei esse VATICANO naqueles tempos e hj eu tenho saudade. Mesmo eu hj maltratado e desrespeitados pelos 'janeiros' eu queria q esse VATICANO das noites boêmias daquelas épocas voltasse a vender uma cervejinha q eu iria recordar aqueles tempos tão notáveis com músicas das épocas. So q hj não iria ser uma coisa tranquila e segura como foi até então, sem o fantasma do assaltante e pessoas de baixa índole. Naqueles tempos era mais seguro.

CTR disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CTR disse...

visto

Julia Tavares de Azevedo disse...

Você passou em cálculo para farmácia colando usando o photomath.
Você ainda é professora particular, será que você ensina os seus alunos a colarem na prova também?
Você não merece fazer iniciação científica no instituto de ciências biomédicas e nem no instituto de biofísica.
Eu não me esqueci quando o seu amigo, o Guilherme de Sousa Barbosa ameaçou me bater, mesmo sem eu ter feito nada a ele. Pode falar para o seu noivo e para o seu amigo que eu não tenho medo deles.
Você não merece fazer parte do projeto de extensão “tá na hora de tomar o remédio” e nem fazer parte do projeto de extensão “neurodelas”.
Será que o pessoal do seu estágio na farmoquímica sabe que você destruiu a minha vida na faculdade?
Agora você vai se formar como farmacêutica graças ao photomath.
Eu nunca vou esquecer que você me prejudicou. Que eu estou com a minha graduação toda atrasada por sua culpa.