- Tempos atrás o maior prédio de Aracaju era o popularmente conhecido "Vaticano", e a idéia de sua construção foi do grande negociante do ramo de ferragens, José da Silva Ribeiro. Está situado em frente ao Mercado Municipal (Rua S...anta Rosa), com a lateral para o Beco dos Cocos e indo até a Avenida Otoniel Dória. A respeito deste prédio, Murillo Melins nos informa:- "Edificação de dois pavimentos, com dezenas de quartos e pequenos apartamentos, que abrigavam comerciantes, feirantes, algumas famílias humildes e prostitutas que faziam vida na zona portuária e levavam os embarcadiços e homens da noite para os bares da rua da Frente e Mercado, ou para dançarem no Cassino Bela Vista.No interior do Vaticano, havia uma pequena praça pela qual entrava a luz do sol e ventilação para as acomodações do andar superior.Na parte térrea, existiam armazéns de secos e molhados e casas de ferragens e na lateral, pequenos negociantes como funileiros que fabricavam bicas de flandres, fifós, canecos e brinquedos de latas, vendedores de cordas, peneiras, bocapios, cestos, etc. e os populares BUMBAS (pequenos depósitos) onde engarrafavam e vendiam bebidas baratas, como aguardentes, vinhos de jenipapo, murici e jurubeba aos frequentadoes do mercado..." .Foto: MELINS, Murillo. Aracaju romântica que vi e vivi. 3 ed. Aracaju:Unit, 2007.
quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
O VATICANO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Eu alcancei esse VATICANO naqueles tempos e hj eu tenho saudade. Mesmo eu hj maltratado e desrespeitados pelos 'janeiros' eu queria q esse VATICANO das noites boêmias daquelas épocas voltasse a vender uma cervejinha q eu iria recordar aqueles tempos tão notáveis com músicas das épocas. So q hj não iria ser uma coisa tranquila e segura como foi até então, sem o fantasma do assaltante e pessoas de baixa índole. Naqueles tempos era mais seguro.
visto
Você passou em cálculo para farmácia colando usando o photomath.
Você ainda é professora particular, será que você ensina os seus alunos a colarem na prova também?
Você não merece fazer iniciação científica no instituto de ciências biomédicas e nem no instituto de biofísica.
Eu não me esqueci quando o seu amigo, o Guilherme de Sousa Barbosa ameaçou me bater, mesmo sem eu ter feito nada a ele. Pode falar para o seu noivo e para o seu amigo que eu não tenho medo deles.
Você não merece fazer parte do projeto de extensão “tá na hora de tomar o remédio” e nem fazer parte do projeto de extensão “neurodelas”.
Será que o pessoal do seu estágio na farmoquímica sabe que você destruiu a minha vida na faculdade?
Agora você vai se formar como farmacêutica graças ao photomath.
Eu nunca vou esquecer que você me prejudicou. Que eu estou com a minha graduação toda atrasada por sua culpa.
Postar um comentário