Placa na entrada do Cemitério Santa Isabel.
Foto: José de Oliveira B. Filho.
Cemitério Santa Isabel - Entrada.
Foto: José de Oliveira B. Filho.
O primeiro cemitério da recém criada Aracaju foi construído em 1856 e denominava-se "Cemitério do Alto da Santa Cruz". Estava localizado no final da Rua São Cristóvão no trecho compreendido entre as Ruas Capela e Lagarto. Segundo Luiz Antônio Barreto, era um cemitério cercado de varas e foi visitado pelo Imperador D. Pedro II em 1860. Consta que o Imperador perguntou ao Vigário por que era tão pouco respeitado o jazigo dos mortos e este respondeu que era porque o povo ia à noite furtar a cerca do cemitério para fazer lenha.
Diante de tal situação, tempos mais tarde, o Imperador D. Pedro II enviou recursos para a construção de um novo cemitério, que contou com a ajuda da "Sociedade de São José dos Artistas", que ofereceu 20 oficiais pedreiros com os respectivos serventes, que trabalharam gratuitamente.
O Cemitério de Nossa Senhora da Conceição, atual Cemitério Santa Isabel, iniciou as suas atividades no dia 25/02/1862. As rendas do Cemitério foram entregues ao Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição, atual Hospital Santa Isabel.
A Associação Aracajuana de Beneficência é a mantenedora dos Cemitérios Santa Isabel e Cruz Vermelha.
Então quer dizer que para ver Aracaju de um jeito muito especial é preciso entrar no blog Aracaju Antiga? Que historia fantástica. E eu que pensava que esse negócio de roubar os cemitérios fosse coisa da nova rapinagem. Muito bom! Parabéns por essa magnífica postagem!
ResponderExcluir“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)
E aceite o convite deste blogueiro viajante de blog em blog http://jefhcardoso.blogspot.com
gostaria de saber quem é o autor do texto sobre o transporte hidroviário. obrigada???
ResponderExcluirA direção do cemitério e da capela ecumênica!!!
ResponderExcluirPaz e Bem!!
Sou o padre Jose Francisco, venho aqui me colocar a disposição do cemitério para qualquer momento ecumênico e atendimento a celebrações funerais, seja de corpo presente como para outras ocasiões.
Deixo aqui o site da nossa missão na Bahia e também em Sergipe.
www.missaoortodoxabahiasergipe.webnode.com
Grato
padre Jose Francisco
71 92459600